A construção de um grupo
Um grupo se constrói através da constância da presença de seus elementos, na constância da rotina e de suas atividades.
Um grupo se constrói na organização sistematizada de encaminhamentos, intervenções por parte do educador, para a sistematização do conteúdo em estudo.
Um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante: da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da sensatez do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um, da tagarelice do outro; do risco fechado de um, gargalhada debochada do outro; dos olhos miúdos de um, dos olhos esbugalhados do outro; de lividez do rosto de um, do encarnado do rosto do outro.
Um grupo se constrói enfrentando o medo que o diferente,o novo provoca no educando o risco de ousar.
Um grupo se constrói não na água estagnada do abafamento das explosões, dos conflitos, no medo em causar rupturas.
Um grupo se constrói, construindo o vínculo com a autoridade e entre iguais.
Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva e do choro, do medo, do ódio, e da felicidade e do prazer.
A vida de um grupo tem vários sabores... No processo de construção de um grupo, o educador conta com vários instrumentos que favorecem a interação entre seus elementos e a construção do ciclo com ele.
A comida é um deles.
É comendo junto que os afetos são simbolizados, expressos, representados socializados.
Pois comer junto, também é uma forma de conhecer o outro e a si próprio.
A comida é uma atividade altamente socializada num grupo, porque permite a vivencia de um ritual de ofertas. Exercício de generosidade. Espaço onde cada um recebe e oferece ao outro o seu gosto, seu cheiro, sua textura, seu sabor.
Momento de cuidados, e atenção.
O embelezamento da travessa em que vai o pão, a “forma de coração” do bolo, a renda bordada no prato... Frio ou quente?
Que perfume falará de minhas emoções?Doce ou salgado?
Todo esse aspecto compõe o ritual de comer junto, que é um dos ingredientes facilitadores da construção do grupo.
Um grupo se constrói com a ação exigente rigorosa do educador. Jamais com a cumplicidade autocomplacente, com o descompromisso do educador.
No exercício disciplinado de instrumentos metodológicos,educa-se o prazer de se estar vivendo,conhecendo,sonhando,brincando,gostando,comendo,bebendo,imaginando, criando; e aprendendo juntos, NUM GRUPO.
Madalena Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário