Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de março de 2010

Expectativas de Aprendizagem em Matemática no Ensino Fundamental de 9 anos


1º. ano
Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de:
· ampliar o conhecimento dos números e contar oral e mentalmente objetos;
· usar estratégias pessoais para resolver problemas com as quatro operações;
· indicar o número certo quando houver poucos objetos;
· ler mapas e plantas baixas simples;
· identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas;
· montar e desmontar embalagens tridimensionais;
· usar o calendário;
· comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento,massa, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de instrumentos de medidas;
· começar a usar e a fazer tabelas simples.


2º. ano
Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de:
· realizar contagem oral;
· saber regras do sistema numérico;
· ler e produzir escritas numéricas;
· ampliar o uso de estratégias pessoais nas quatro operações;
· saber resultados de memória;
· usar diversas estratégias de cálculo;
· localizar-se em espaços menos conhecidos e mais amplos;
· identificar e representar diferentes formas geométricas;
· realizar organização temporal com uso do calendário;
· utilizar sistemas de medidas convencionais;
· ampliar o conhecimento de grandezas e o uso de instrumentos de medidas;
· fazer tabelas e gráficos de colunas.

3º. ano
Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de:
· utilizar o sistema numérico convencional;
· articular melhor os números em estratégias de cálculo mental;
· usar técnicas convencionais de adição e subtração;
· começar a sistematizar algoritmos (conta armada);
· ampliação do uso das operações de adição,subtração,multiplicação e divisão;
· interpretar representações do espaço;
· aprimorar o uso da linguagem específica para figuras e formas;
· saber ver as horas;
· utilizar o sistema métrico(convencional ou não) com mais precisão;
· aprimorar o uso de tabelas simples e usar gráficos com colunas e barras.








4º. Ano
Ao final do ano em curso o aluno deverá ser capaz de:
· realizar contagens crescentes e decrescentes com números naturais;
· realizar cálculos aproximados;
· reconhecer, usar, comparar e ordenar números racionais;
· explorar os significados das frações;
· saber resultados de contas de multiplicação de memória;
· fazer operações de números naturais com estratégias pessoais e operações convencionais;
· identificar posição e movimentação em malha quadriculada;
· reconhecer semelhanças e diferenças entre figuras geométricas;
· reconhecer planificações e identificar formas plans de figura tridimensional;
· compreender e calcular o perímetro;
· reconhecer e usar unidades de medida;
· utilizar o sistema monetário brasileiro;
· interpretar dados de tabelas simples e de dupla entrada e de gráficos de colunas,barras e linhas.


5º. ano
Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de:
· compreender e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita,comparação e ordenação de números naturais;
· explorar diferentes significados das frações;
· escrever,ler, comparar e ordenar números racionais;
· resolver problemas nas quatro operações, usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental;
· usar porcentagens;
· explorar a ideia de probabilidade;
· descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de uma pessoa ou um objeto;
· reconhecer poliedros e identificar relações entre faces, vértices e arestas;
· utilizar unidades comuns de medidas em situações problema;
· calcular perímetros e áreas;
· usar unidades de medidas de área;
· interpretar e construir tabelas simples, de dupla entrada, gráficos de colunas, barras,linhas e de setor.