TEXTO I - BULLYING
Humilhações afetam mais alunos de 5º. e 6º. anos
Data: 15/04/2010
Veículo: FOLHA DE S. PAULO - SP
Chamadas de "bullying", as humilhações e ofensas entre crianças e adolescentes nas escolas afetam principalmente estudantes do quinto e sexto anos no Brasil - 59% dos que disseram ter sido vítimas de "bullying" estão nessa faixa escolar. Os dados compõem pesquisa feita no ano passado com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares.
No geral, pelo menos 17% das crianças entrevistadas estão envolvidas com o problema seja intimidando alguém, sendo intimidadas ou os dois.
O fenômeno, segundo os pesquisadores, pode se manifestar por xingamentos, agressões, risadas e ameaças. As ofensas geralmente envolvem preconceito por características físicas.
No mundo virtual, onde as humilhações podem ser anônimas, a situação é ainda pior: o número de envolvidos com o "bullying" sobe para 31%, sendo que 17% foram vítimas.
A forma mais comum de agressão cibernética é o envio de e-mails ofensivos. Depois, vem a difamação em sites de relacionamento, como o Orkut.
Sugestão de atividades:
1. Partindo da leitura do texto, explique o que é bullying.
2. Cite brincadeiras que você vê acontecendo dentro de sua sala e na escola.
3. Agora, consulte no dicionário os significados das palavras brincadeira e violência.
4. Qual das brincadeiras citadas seu grupo considera uma brincadeira violenta? Escreva-as e justifique.
TEXTO II - BULLYING
Leia o texto abaixo depois responda no seu caderno.
“Estamos criando um cidadão inseguro”
Gualberto Aldana - Gerente nacional ONG Plan Brasil
Existe uma diferença entre o bullying praticado nas escolas públicas e o que ocorre nos colégios particulares? O problema está nas escolas privadas, públicas, na classe média, alta e entre pessoas pobres. Está presente em todos os espaços. É um tema novo e ainda falta sensibilizar as pessoas – e principalmente o governo – a reconhecer o bullying como um problema.
Qual o impacto na vida de uma criança que sofre bullying? Os alunos não se sentem seguros para a atividade escolar, sentem-se humilhados, agredidos, e ninguém faz nada. Isso tem um impacto direto no rendimento escolar dessa criança. Ele perde o interesse pela escola, pela leitura e chega até mesmo a abandonar a escola.
Qual a repercussão pode ter na vida adulta? Estamos ajudando a desenvolver um cidadão inseguro, que não vai exercer seu papel e que vai replicar esse tipo de violência mais tarde, seja na família ou na comunidade. (Andréa Castello Branco).
1. O assunto desse texto é
( ) o problema da violência vivida pelas pessoas da escola.
( ) a disciplina e organização dos estudantes de uma escola.
( ) uma relação escolar que é geradora de segurança.
( ) uma atividade escolar que beneficia a vida adulta.
2. De acordo com esse texto, podemos dizer que o bullying
( ) traz benefícios para o rendimento escolar.
( ) está presente em todas as classes sociais.
( ) colabora com a estabilidade emocional dos estudantes.
( ) ajuda a desenvolver o cidadão seguro.
6. A partir da leitura de todo o texto, responda:
a) A opinião de Gualberto Aldana sobre a prática do bullying nas escolas é:
( ) favorável a essa prática. ( ) desfavorável a essa prática.
7. Releia a segunda pergunta do texto e responda:
a) O que significa a palavra impacto?
8. Confeccione cartazes sobre o assunto e espalhe
Nenhum comentário:
Postar um comentário