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sexta-feira, 26 de março de 2010

O Brincar e a Aprendizagem


O brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e da atenção.

Brincadeira: Pular elástico
O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade

Redação Crescer


Separe 2 metros de elástico de roupa e dê um nó. Duas crianças em pé, frente a frente, colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Um terceiro participante faz uma seqüência de saltos, pulando para dentro, sobre e para fora do elástico. O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade.

A brincadeira não é um mero passatempo, ela ajuda no desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo (MALUF, 2003).



Brincadeira: Pula carniça, sela, mula!


Os participantes pulam uma das crianças que fica abaixada (que é a carniça)


Redação Crescer
Precisa ser bom de pulo. As crianças ficam em fila e vão pulando sobre as costas do companheiro parado (que é a carniça), que deverá estar curvado, apoiando as mãos nos joelhos. Após pular o último, o jogador corre e pára na frente, esperando que as outras crianças pulem sobre ele.
O brinquedo traduz o real para a realidade infantil. Suaviza o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança. Brincando, sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas. A qualidade de oportunidade que estão sendo oferecidas à criança através de brincadeiras e de brinquedos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.

 
Brincadeira: Queimada


Neste jogo, ganha quem fizer o maior número de "prisioneiros"
Angela Senra


Divida a turma em duas equipes e sorteie quem vai começar. Um jogador desse time atira no campo contrário com o propósito de tocar (queimar) algum adversário. Se conseguir, o "queimado" é considerado prisioneiro e fica no fundo do campo adversário. Ganha quem fizer o maior número de "prisioneiros".


Para Vygotsky (1994) citado por OLIVEIRA, DIAS, ROAZZI (2003), o prazer não pode ser considerado a característica definidora do brinquedo, como muitos pensam. O brinquedo na verdade, preenche necessidades, entendendo-se estas necessidades como motivos que impelem a criança à ação. São exatamente estas necessidades que fazem a criança avançar em seu desenvolvimento.

A brincadeira é alguma forma de divertimento típico da infância, isto é, uma atividade natural da criança, que não implica em compromissos, planejamento e seriedade e que envolve comportamentos espontâneos e geradores de prazer. Brincando a criança se diverte, faz exercícios, constrói seu conhecimento e aprende a conviver com seus amiguinhos.



Brincadeira: mãe da rua


Ao ar livre ou na sala de casa, o objetivo é fugir da mãe da rua
Angela Senra
Tire a sorte para saber quem será a mãe da rua e divida o pessoal em dois times. Cada um ficará numa "calçada" e a mãe da rua, no meio. Todos têm que atravessar de um lado para outro pulando em um pé só e fugindo. Quem for pego será a próxima mãe da rua. A brincadeira termina quando todos forem "presos". Vale empurrar o sofá e brincar na sala mesmo.
A brincadeira transmitida à criança através de seus próprios familiares, de forma expressiva, de uma geração a outra, ou pode ser aprendida pela criança de forma espontânea (MALUF,2003).

 
Brincadeira: Barra-manteiga


Ganha a equipe que ficar maior


Dois grupos de crianças ficam a cerca de 8 metros de distância. Uma das participantes vai até o grupo adversário e bate, de leve, nas mãos de todas as crianças. Quem receber um tapa forte corre atrás da que bateu. Se conseguir pegar, leva-a para a sua equipe e se torna a próxima a desafiar o outro grupo. Ganha a equipe que ficar maior.

É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras de jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação. Dessa forma brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo (KISHMOTO, 1994).




Brincadeira: Foguinho


"Salada, saladinha, bem temperadinha, com sal, com pimenta...fogo, foguinho"
Angela Senra

O foguinho é uma v
ersão de pular corda. Quem bate a corda vai repetindo: "Salada, saladinha, bem temperadinha, com sal, pimenta... fogo, foguinho." Cada vez que a palavra foguinho for dita, deve-se girar a corda mais rápido várias vezes. O vencedor é quem conseguir pular durante mais tempo sem esbarrar na corda.
Para a criança, a brincadeira gira em torno da espontaneidade e da imaginação. Não depende de regras, de formas rigidamente estruturadas. Para surgir basta uma bola, um espaço para correr ou um risco no chão (VELASCO, 1996).




Brincadeira: Ovo na colher


Vence quem chegar no fim sem derrubar o ovo no percurso


Esta precisa de um espaço grande - um quintal ou uma quadra, por exemplo - e, de preferência, um local que possa fazer certa sujeira.

Enfileirados lado a lado, cada participante coloca cuidadosamente um ovo cozido – ou não – numa colher e corre para frente. Vence quem chegar no fim sem derrubá-lo no percurso.

Segundo VYGOTSKY, a brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz-de-conta, como ainda nas que exigem regras (BERTOLDO, RUSCHEL).

Texto de apoio:Aprender Brincando: O Lúdico na Aprendizagem - Autora: Juliana Tavares Maurício e Revista Crescer.




Brincadeira: Corrida de saco


Basta ter um saco grande de estopa ou de farinha para a criançada se divertir
Redação Crescer

Os corredores precisam de um saco de estopa ou de farinha. Cada um entra no seu saco, conta-se até três e todos saem pulando ao mesmo tempo. O vencedor é quem cruzar primeiro a linha de chegada.







Brincadeira: Empinar pipa


É possível comprar ou produzir a sua própria pipa



Paixão das crianças e adolescentes e clássica em todo o mundo - ela teria nascido na China! - há duas maneiras de brincar. Vocês podem procurar sites ou livros que ensinam - ou recorrer a algum conhecido - e fazer a própria pipa. Mas há também como comprá-la pronta para brincar. Depois, é aproveitar o dia e sair para empinar.

FONTE: 101 Idéias Para Curtir com Seu Filho (antes de ele completar 10 anos), de Paula Perim, Editora Globo




 

 
Brincadeira: Cabo-de-guerra


Nessa brincadeira, ganha o lado mais forte
Redação Crescer


Basta uma corda e algumas crianças. Pronto. Já dá para brincar de cabo-de-guerra. Aí é puxar para lá e para cá. Vence o lado mais forte. Os índios xavantes, por exemplo, substituem a corda por dois galhos com uma forquilha na ponta, entrelaçados entre si, e jogam em dupla.







Brincadeira: Jogar peteca

Basta bater no fundo da peteca e arremessá-la
Redação Crescer


O jogo é antigo. Na década de 40, ganhou as ruas de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Já na de 70, crianças e adultos redescobriram o brinquedo. Para jogar, basta bater no fundo da peteca e arremessá-la para quem estiver na roda. Marca ponto quem não deixa a peteca cair. Em 1985, o jogo da peteca virou esporte, com o reconhecimento do Conselho Nacional de Desporto.





 
 
Brincadeira: Apostar corrida


Os participantes podem inventar várias modalidades


O que ele vai adorar mesmo é ganhar de você. E, dependendo da idade, isso fica bem fácil. Vocês podem inventar várias modalidades, desde uma corrida normal, andar rápido (sem correr), em um pé só, até as versões com cara de gincana: olhos vendados (se o lugar permitir), de mãos dadas, de costas, fazendo polichinelos e por aí vai. E, claro, ele vai aprender isso e repetir com os amigos.

FONTE: 101 Idéias Para Curtir com Seu Filho (antes de ele completar 10 anos), de Paula Perim, Editora Globo



Brincadeiras: Corre cotia

O jogador que achar o lenço corre atrás daquele que jogou


Redação Crescer



Conhecida também como "Lenço atrás", os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu coração. Posso jogar? Ninguém vai olhar?”. O jogador que achar o lenço atrás corre atrás do que jogou. Quando pegá-lo, ele vira o "cantador", o outro se senta e a brincadeira recomeça.

Brincadeira: Jogar futebol


Essa brincadeira, com certeza, é uma das preferidas das crianças
Redação Crescer


Bater uma bola, jogar uma pelada. Não importa. Essa brincadeira, com certeza, está entre as dez preferidas das crianças. A bola exerce um enorme fascínio sobre elas. Jogar futebol ajuda na motricidade, no respeito, no estabelecimento e criação de regras, melhora a lateralidade e a noção de espaço, ajuda na socialização e também na linguagem.


Brincadeira: Pular corda

Diversão, treinamento e exercício físico em uma única atividade
Redação Crescer


Pular corda tem tudo: é brincadeira, treinamento, exercício físico, faz bem para o corpo e para a mente. A gente aprende cedo e, quanto mais faz, mais sabe. Sozinho ou em grupo, dá para brincar de várias formas e até inventar competições. E a diversão ganhou força e uma nova maneira de brincar com o filme Jumping, da Disney, em que as crianças fazem campeonatos usando mais de uma corda.










Brincadeira: Amarelinha


Riscar com giz no chão é a forma mais conhecida de fazer a amarelinha

Paula Perim


Ótimo para desenvolver a noção de respeito às regras e aprender a esperar pela vez. A amarelinha também é conhecida como macaca, xadrez, avião, maré, sapata e casco em outras regiões do país. A mais tradicional, porém, é aquela feita no chão com auxílio do giz, conforme os passos abaixo:


1. Cada jogador precisa de uma pedrinha.

2. Quem começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu.

3. Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa ao lado da outra, pode pôr os dois pés no chão.


4. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2.

5. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.


6. Perde a vez quem:

• Pisar nas linhas do jogo

• Pisar na casa onde está a pedrinha

• Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair

• Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta

7. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.



Brincadeira: Esconde-esconde

Esta brincadeira integra várias crianças, desenvolve a criatividade e faz o tempo passar de forma divertida
Redação Crescer


Contar até dez e achar o amigo escondido. Típica brincadeira que integra várias crianças, desenvolve a criatividade e faz o tempo passar de forma divertida. Ao ar livre, as possibilidades de esconder são um desafio a mais que a criança vai adorar superar.



 
Brincadeira: Pega-pega


Com essa brincadeira, as crianças aprendem noções de espaço e tempo
Redação Crescer
Nessa brincadeira, as crianças aprendem noções de espaço e tempo. Ou seja, se devem correr mais depressa ou devagar, se devem ir para a esquerda ou a direita, para a frente ou para trás. Também é chamada de pique-pega em algumas regiões do Brasil.





 
 
 
 
 
 

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