Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2010

Alertas para Quadros de Dislexia

Fique atento se o seu filho(a) manifestar: entre os 3 e 6 anos:
- Persistência em falar como um bebê;
- Pronuncia frequentemente palavras de forma errada;
- Não consegue reconhecer as letras que soletram o seu nome;
- Leva muito tempo a aprender palavras novas;
- Tem dificuldade em aprender rimas infantis.
Entre os 6 e 7 anos:
- Dificuldade em dividir palavras em sílabas;
- Não consegue ler palavras sinples e monossilábicas;
- Mostra dificuldade em relacionar as letras aos respectivos sons;
- Confunde a direita com a esquerda;
- Memoriza textos sem compreendê-los.
Entre os 7 e l2 anos:
- Confunde palavras de sonoridade semelhante;
- Tem dificuldade para memorizar datas, nomes ou números de telefone;
- Salta partes de palavras quando tem muitas sílabas;
- Inventa palavras ao ler o texto;
- Perde a linha que está a ser lida;
- Acompanha a leitura com o dedo;
- Na leitura silenciosa consegue ouvir-se o que está a ler;
- Escreve de forma confusa;
- Sente muito medo/vergonha de ler em voz alta.
Outros sinais presentes ao nível comportamental:
O traço comum subjacente às crianças com as problemáticas aqui referidas é a ansiedade, a qual se pode manifestar de dois modos distintos de acordo com a forma como a criança lida com o seu problema:
a) A criança assume de forma extrema o seu problema observando-se uma regressão no seu desenvolvimento(retrocesso em aprendizagens que já tinha sido adquiridas).
b) A criança procura compensar o seu fracasso através de uma procura de popularidade ou manifestando comportamentos agressivos.
Para além de um comportamento traduzido em insegurança ou, no outro extremo, exibicionismo, pode ainda manifestar uma atenção instável, falta de motivação e desinteresse pelo estudo.
Uma intervenção a tempo contribui claramente para a redução do seu impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário