Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de março de 2010

Férias escolares: alegria ou tormento?


Terminaram as aulas, os filhos em casa. Nada de horários, lições, leva e traz da escola, enfim, missão cumprida.
Para muitos pais as férias escolares dos filhos são comemoradas, pois elas resultam num descanso para eles também. Fazem suas férias coincidirem com as dos filhos, apreciam conviver com eles,aproveitam para colocarem os assuntos em dia, passeiam juntos, é hora de reunir a família.
Outros porém, não sabem o que fazer com os filhos em casa, não planejam férias conjuntas,atrapalham-se com os filhos em casa,ficam ansiosos e acabam por desejar que o ano letivo comece logo.
As férias escolares são importantes para as crianças e adolescentes refazerem-se do estresse causado pelas atividades escolares.Este é o período que pode ser aproveitado pela família toda ou se não foram planejadas pode ser um pesadelo para todos.
O ideal é que aqueles que gostam da participar ativamente da vida dos filhos, planejem as férias conjuntas ou que pelo menos planejem alguns momentos agradáveis juntos.
As férias são merecidas por todos: os que foram aprovados e mesmo os que foram reprovados. Todos trabalharam o ano todo,fizeram os deveres, se empenharam.Alguns mais, outros menos, porém férias devem ser férias.nada de fazer os filhos estudarem em pouco tempo o que não conseguiram durante o ano letivo.Se a família conseguir ficar bem com todos juntos,que o faça. Se o convívio
não é a melhor opção no momento,faça com que este período seja agradável aos filhos,planeje viagens,acampamentos ou deixe-os escolher o que desejam fazer.
Forçar uma convivência quando não se está preparado pode colocar todos numa situação desagradável. Que todos tenham boas férias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário