Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2010

Não,Não e Não...Por que é preciso dizer NÃO.


Depois de uma geração que tudo permitia aos filhos,agora educar é saber impor limites.Você pai e mãe, sabe quanto está difícil educar filhos. Na hora do banho, o pequeno chora e esperneia. Só come na frente da televisão.Na loja quando vê um brinquedo na vitrine, faz birra até que a mamãe decide comprá-lo.
Para os pais hoje, nascidos e educados nos anos 70, lidar com essas situações é mais complicado do que se imagina. Dizer não é um desafio que está além das forças e convicções de muitos pais e mães.Esse tipo de insegurança é mais do que natural. Milhões de pais e mães no mundo se sentem assim. Muitos chegam a ter medo de entrar em confronto com os filhos. Não sabem o que pode resultar de um embate.
Acontece que muitos pais modernos se tornaram modernos em excesso. Não sabem dizer NÃO para nada.Com isso prejudicam os filhos. A liberdade excessiva produz adultos sem noção de limites e responsabilidades. Estudiosos afirmam que des de os primeiros meses de vida dos bebês os pais devem estabelecer claramente certos limites. Dizem também que cabe aos pais escolher a hora e a forma adequada de dizer não. Espancar ou impor castigos físicos, é inaceitável nos dias de hoje,mas um tapinha simbólico, bem de leve num momento de birra, pode ser uma atitude saudável dos pais.
Quem diz SIM o tempo todo, para não passar a imagem de autoritário, está criando uma situação fantasiosa e perigosamente distante da vida real; frustração, raiva, ódio, disputa e privação fazem parte do aprendizado de uma criança tanto quanto o amor, o carinho e o afeto que ela deve receber dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário