Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2010

Comunicação entre pais e filhos


Para alcançar a mente de uma criança você precisa primeiro alcançar-lhe o coração. Somente com a comunicação afetiva poderemos obter uma comunicação saudável entre pais e filhos.
. O princípio da comunicação
O princípio básico da comunicação deve falar sobre a situação, do acontecido e nunca da personalidade e do caráter da criança. Exemplo: ``Fiquei triste porque você quebrou o meu vaso preferido.`` e nunca assim: ``Só podia ser você mesmo para quebrar o meu vaso, você é cego...?`` e outros adjetivos que não resolvem em nada e só aumentam ainda mais a decepção da criança.Evite os rótulos.
. Exprimindo aborrecimento
A criança frequentemente irá aborrecê-la, irritá-la e zangá-la. Eis o que deve fazer: ataque o problema e não a criança, use o pronome ``EU``. ``Eu estou triste,`` ``Eu estou furiosa``, são afirmativas mais seguras do que: ``Você é uma burra``, ``Olha o que você fez,````Quem você pensa que é?`` Quando os pais estão zangados, a criança fica atenta, ela ouve o que é dito. É a oportunidade que os pais têm para demonstrar o seu descontetamento diante da situação provocada pela criança.
. O elogio
O elogio deve descrever os esforços e as realizações da criança e nossos sentimentos sobre os mesmos. Não avalie a personalidade ou julgue o caráter. A regra básica do elogio é descrever sem avaliar. Registre. Não julgue. Deixe a avaliação da criança a ela mesma. Exemplo:``Veja bem,você jogou bola na sala e quebrou o meu vaso preferido,você acha que agiu certo?``
Uma visão sofisticada da realidade humana considera a possibilidade de que onde há amor, há também, ódio, onde há admiração, há também inveja, onde há dedicação, há também hostilidade,onde há sucesso, há também apreensão. Isso nos leva sabiamente a concluir que todos os sentimentos são legítimos: o positivo, o negativo e o ambivalente.
É mais importante para uma criança saber o que se sente do que porque sente.Quando ela sabe claramente o que são os sentimentos, será menos provável sentir-se `´confusa`` intimamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário