Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de março de 2010

Expectativas de Aprendizagem em Português




1º. ano
Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de:

fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas;
ouvir com atenção textos lidos;
ler textos conhecidos,como parlendas,adivinhações e canções;
conhecer e recontar repertório variado de textos literários;
escrever texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita;
escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita;
conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa;
localizar palavras em textos;
escrever usando a hipótese silábica,com ou sem valor sonoro convencional;
reescrever ditando textos conhecidos;
revisar textos coletivamente, apoiado em leitura em voz alta feita pelo professor.


2º. ano
Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de:

participar de intercâmbio oral,ouvindo,perguntando e planejando a fala para diferentes interlocutores;
recontar histórias conhecidas,recuperando características da linguagem do texto original;
apreciar textos literários;
ler,com ajuda,diferentes gêneros;
ler, por si mesmo,textos conhecidos;
entender o sistema alfabético,mesmo escrevendo com erros ortográficos;
escrever alfabeticamente textos que conhece de memória;
reescrever histórias conhecidas,ditando-as ou de próprio punho.Produzir textos simples de autoria.



3º. ano
Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de:

·participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas,
explicar e compreender explicações,manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
apreciar e ler textos literários;
·ler, com ajuda, textos para estudar (textos de sites, revistas,etc);
re-escrever de próprio punho histórias conhecidas,considerando as características da linguagem escrita;
produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita;
revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.


4º. ano

Ao final do ano em curso o aluno deverá ser capaz de:
participar de situações de intercâmbio que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado,formular e responder perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as anteriores;
apreciar textos literários;
selecionar, em parceria, textos em diferentes fontes para a busca de informações;
localizar em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes;
ajustar a leitura ao propósito e ao gênero;
re-escrever e/ou produzir textos de autoria com apoio do professor;
revisar textos coletivamente com a ajuda do professor,prestando atenção nos aspectos de coerência, coesão e ortografia.


5º. Ano
Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de:
participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção,intervir sem sair do assunto, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra argumentar;
participar de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição;
apreciar textos literários;
selecionar textos de acordo com os propósitos de leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a modalidade de leitura mais adequada;
utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura;
re-escrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor;
revisar textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambigüidades e erros ortográficos e gramaticais.